Pular para o conteúdo principal

Indicados ao Oscar 2014





Foi divulgada hoje, ao vivo, a lista dos indicados ao Oscar em 2014. A lista passou longe de ser polêmica, pelo menos em comparação a do ano passado. Todavia, algumas surpresas são notáveis. O novo filme dos irmãos Coen (Inside Llewyn Davis) – geralmente adorados pela academia – foi o maior “esquecido”, visto que não concorre em nenhuma das categorias principais. Também chamam atenção as ausências de: Robert Redford (All is Lost), que era um dos favoritos; Tom Hanks (Capitão Phillips, Walt nos Bastidores de Mary Poppins), nem em ator nem coadjuvante; Emma Thompson (Walt nos Bastidores de Mary Poppins), que vem sendo uma das atuações mais elogiadas do ano; a ausência de Paul Greengrass (Capitão Phillips) entre os diretores, coisa que comemoro.
A um passo que a ausência de uns surpreendem, também o fazem a inclusão de outros: Clube de Compras de Dallas, que surpreendentemente conseguiu indicações em Melhor Montagem, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme, além das já esperadas indicações a Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante. Minha maior decepção foi na área de Melhor Montagem, que ignorou O Lobo de Wall Street e Blue Jasmine, duas das minhas montagens favoritas do ano ao lado de Gravidade e 12 Anos de Escravidão. Em compensação, justiça foi feita e Martin Scorsese, Jonah Hill e Leonardo DiCaprio foram indicados por O Lobo de Wall Street.



David O’Russel conseguiu novamente a façanha de indicar atores nas quatro categorias de atuação; as chances de vitória, entretanto, são limitadas, sendo que Jennifer Lawrence é a única provável vencedora deste grupo. Trapaça e Gravidade lideram as indicações com 10 cada, seguidos de 12 Anos de Escravidão que figura entre os indicados de 9 categorias. Quanto as minhas apostas, vou esperar ainda para assistir os poucos filmes que restam e as divulgarei em seguida. Segue aqui a lista de indicados:


Melhor Filme:

Trapaça
Capitão Phillips
Clube de Compras Dallas
Gravidade
Ela
Nebraska
Philomena
12 anos de Escravidão
O Lobo de Wall Street

Melhor Direção:

David O. Russell (Trapaça)
Alfonso Cuarón (Gravidade)
Alexander Payne (Nebraska)
Steve McQueen (12 Anos de Escravidão)
Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street)

Melhor Ator:

Christian Bale (Trapaça)
Bruce Dern (Nebraska)
Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street)
Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão)
Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)

Melhor Atriz:

Amy Adams (Trapaça)
Cate Blanchett (Blue Jasmine)
Sandra Bullock (Gravidade)
Judi Dench (Philomena)
Meryl Streep (Álbum de Família)

Melhor Ator Coadjuvante:

Barkhad Abdi (Capitão Phillips)
Bradley Cooper (Trapaça)
Michael Fassbender (12 Anos de Escravidão)
Jared Leto (Clube de Compras Dallas)
Jonah Hill (O Lobo de Wall Street)

Melhor Atriz Coadjuvante:

Sally Hawkins (Blue Jasmine)
Jennifer Lawrence (Trapaça)
Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão)
Julia Roberts (Álbum de Família)
June Squibb (Nebraska)

Melhor Roteiro Original:

Trapaça (Eric Singer e David O. Russell)
Blue Jasmine (Woody Allen)
Clube de Compras Dallas (Craig Borten e Melisa Wallack)
Ela (Spike Jonze)
Nebraska (Bob Nelson)

Melhor Roteiro Adaptado:

Capitão Phillips (Billy Ray)
Antes da Meia-noite (Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie Delpy)
Philomena (Steve Coogan e Jeff Pope)
12 Anos de Escravidão (John Ridley)
O Lobo de Wall Street (Terence Winter)

Melhor Design de Produção:

Trapaça
Gravidade
O Grande Gatsby
Ela
12 Anos de Escravidão

Melhor Montagem:

Trapaça
Capitão Phillips
Clube de Compras Dallas
Gravidade
12 Anos de Escravidão

Melhor Fotografia:

O Grande Mestre
Gravidade
Balada de um Homem Comum
Nebraska
Os Suspeitos

Melhor Figurino:

Trapaça
O Grande Mestre
O Grande Gatsby
12 Anos de Escravidão
The Invisible Woman

Melhor Maquiagem:

Clube de Compras Dallas
Jackass Apresenta: Vovô sem Vergonha
O Cavaleiro Solitário

Melhor Som:

All is Lost
Capitão Phillips
Gravidade
O Hobbit: A Desolação de Smaug
O Grande Herói

Melhores Efeitos Sonoros:

Capitão Phillips
Gravidade
O Hobbit: A Desolação de Smaug
Balada para um Homem Comum
O Grande Herói

Melhores Efeitos Visuais:

Gravidade
O Hobbit: A Desolação de Smaug
Homem de Ferro 3
O Cavaleiro Solitário
Além da Escuridão: Star Trek

Melhor Filme Estrangeiro:

A Caça (Dinamarca)
The Missing Picture (Camboja)
Omar (Palestina)
Alabama Monroe (Bélgica)
A Grande Beleza (Itália)

Melhor Canção Original:

Alone Yet Not Alone (Alone Yet Not Alone )
Happy (Meu Malvado Favorito 2 )
Let it Go (Frozen)
The Moon Song (Ela)
Ordinary Love (Mandela — Long Walk to Freedom)

Melhor Trilha Sonora:

A Menina que Roubava Livros (John Williams)
Gravidade (Steven Price)
Ela (William Butler e Owen Pallett)
Philomena (Alexandre Desplat)
Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Thomas Newman)

Melhor Animação:

Os Croods
Ernest & Celestine
Frozen: Uma Aventura Congelante
Meu Malvado Favorito 2
Vidas ao Vento

Melhor Documentário de longa-metragem:

Ato de Matar
Cutie and the Boxer
Guerras Sujas
The Square
A um Passo do Estrelato

Melhor Documentário de curta-metragem:

Cavedigger
Facing Fear
Karama Has No Walls
The Lady in Number 6: Music Saved My Life Prison
Terminal: The Last Days of Private Jack Hall

Melhor Curta de animação:

Feral
Get a Horse!
Mr. Hublot
Possessions
Room on the Room

Melhor curta-metragem:

Aquel no Era Yo
Avant que de Tout Perdre
Helium
Pitääkö Mun Kaikki Hoitaa?
The Voorman Problem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação do Final de Birdman

 (Contém Spoilers)                                            TEXTO DE: Matheus R. B. Hentschke    Se inúmeras vezes eu julguei Birdman como pretensioso, terei de ser justo e dizer o mesmo de mim, uma vez que tentar explicar o final de uma obra aberta se encaixa perfeitamente em tal categoria. Entretanto, tentarei faze-lo apenas a título de opinião e com a finalidade de gerar discussões acerca do mesmo e não definir com exatidão o que Iñarritu pretendia com seu final. 

Retrospectiva: 1977

GUILHERME W. MACHADO Percebi que 2017 já está quase acabando e tem vários grandes anos "aniversariantes" para os quais ainda não prestei homenagem. Entre eles, 1977. 77 foi ao mesmo tempo um ano de consolidação da maturidade de antigas lendas quanto do surgimento ainda cru de outras novas, o que se reflete de forma tão óbvia nessa seleção com jovens em ascensão como Lynch, Scorsese e Woody Allen intercalados com figurões consolidados como Buñuel, Resnais e Cassavetes. No meio destes há ainda grandes como Herzog (que certamente está na briga quando se fala no melhor cineasta daquela década) e Argento, ambos também em processo de amadurecimento.

10 Giallos Preferidos (Especial Halloween)

GUILHERME W. MACHADO Então, pra manter a tradição do blog de lançar uma lista temática de terror a cada novo Halloween ( confira aqui a do ano passado ), fico em 2017 com o top de um dos meus subgêneros favoritos: o Giallo. Pra quem não tá familiarizado com o nome  –  e certamente muito do grande público consumidor de terror ainda é alheio à existência dessas pérolas  –  explico rapidamente no parágrafo abaixo, mas sem aprofundar muito, pois não é o propósito aqui fazer um artigo sobre o estilo. Seja para já apreciadores ou para os que nunca sequer ouviram falar, deixo o Giallo como minha recomendação para esse Halloween, frisando  –  para os que torcem o nariz  –  que essa escola de italianos serviu como referência e inspiração para muitos dos que viriam a ser os maiores diretores do terror americano, como John Carpenter, Wes Craven, Tobe Hooper, e até diretores fora do gênero, como Brian De Palma e Quentin Tarantino.