Pular para o conteúdo principal

Apostas Oscar 2014






Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora, mas faz pouco tempo que terminei de ver os filmes concorrentes e fiquei sem internet alguns dias, então...

O Oscar desse ano desde cedo apresenta uma concorrência principal entre Gravidade e 12 Anos de Escravidão, com Trapaça correndo por fora. O maior desafio da academia será justificar a vitória do filme de Steve McQueen - por enquanto o filme favorito - sobre Gravidade, tendo esse último (provavelmente) mais prêmios. Baseado nesse raciocínio (tirar prêmios de Gravidade e dar mais trófeus para 12 Anos sempre que possível) minhas apostas ficam assim:

OBS: Vale lembrar que essas previsões não representam, necessáriamente, a minha torcida, e sim uma avaliação fria e objetiva da premiação. Meus preferidos em cada categoria serão ditos abaixo da mesma, considerando apenas os filmes que nela concorrem.



MELHOR FILME:

Aqui complica, como dito acima, pois para que esse filme vença, é necessário tirar alguns prêmios que, a princípio, seriam de Gravidade, caso contrário, o filme de Cuarón se torna o favorito. Ainda existe a mínima chance de Trapaça levar, mas já é tão baixa que mal da para considerar.

Minha Preferência: O Lobo de Wall Street



MELHOR DIRETOR:
Alfonso Cuarón – Gravidade

Esse dificilmente perde, as vitórias em quase todas premiações importantes pré-Oscar praticamente garantem seu prêmio. Acho que se for dar zebra (só chamando assim mesmo) seria para premiar uma lenda: Martin Scorsese. Enfim, isso não acontecerá e acho que nem O. Russell nem McQueen tem força para tirar o prêmio das mãos de Cuarón.

Minha Preferência: Martin Scorsese - O Lobo de Wall Street



MELHOR ATOR:
Matthew McCounaghey – Clube de Compra de Dallas

Era um prêmio garantido, mas agora nem tanto. DiCaprio e Ejiofor têm chances, ainda que muito pequenas, mesmo assim, McCounaghey deve levar o troféu para casa.





MELHOR ATRIZ:

A categoria mais garantida do ano, sem mais comentários.

Minha Preferência: Cate Blanchett - Blue Jasmine





MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Jared Leto – Clube de Compra de Dallas

Assim como Blanchett, Leto tem um favoritismo praticamente inabalável., e merecido.

Minha Preferência: Jared Leto - Clube de Compra de Dallas




MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:

Aqui complica. Lupita Nyong'o é a favorita? Pode-se dizer que sim, mas eu acho improvável que, após Trapaça ser indicado nas quatro categorias de atuação, o filme saia sem nada por aqui. Além de que Lawrence e Nyong'o ficaram razoavelmente equilibradas nas premiações anteriores.

Minha Preferência: Jennifer Lawrence - Trapaça


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL:
Ela

O melhor roteiro, e o mais premiado até agora, disparado nessa categoria. Duvido que perca, sendo as únicas chances para Woody Allen (Blue Jasmine), que seria mais uma espécie de prêmio-homenagem, ou O. Russell (Trapaça), que não merece nem um pouco, mas é querido pela academia e nunca venceu.

Minha Preferência: Ela


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO:

Se o filme não vencer a categoria principal, não vencerá essa. Vencendo Melhor Filme, esse prêmio é garantido (o mais provável que aconteça). Caso o filme de McQueen saia de mãos abanando, acho que o vencedor da categoria será Antes da Meia Noite.

Minha Preferência: O Lobo de Wall Street


MELHOR FILME ESTRANGEIRO:
A Grande Beleza

Favoritismo muito forte, podendo apenas perder para A Caça (bem improvável).

Minha Preferência: A Grande Beleza








MELHOR MONTAGEM:

Aqui vou contra a maré e aposto em 12 Anos pelo motivo que já expliquei: será difícil justificar esse filme como melhor que Gravidade (o aparente favorito nessa categoria) se ele perde para o mesmo em quase todos prêmios. Essa é uma das poucas categorias nas quais nenhum dos meus preferidos foi indicado, no caso seriam O Lobo de Wall Street, Blue Jasmine e Ela.

Minha Preferência: 12 Anos de Escravidão


MELHOR FOTOGRAFIA:
Gravidade

Nem querendo dá para tirar o prêmio de Gravidade, mas minha segunda aposta ficaria em Os Suspeitos.

Minha Preferência: Gravidade








MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO:

Mais uma categoria na qual vou contra a maré. A maioria dos entendidos aponta O Grande Gastby como provável vencedor, e ele tem mesmo chances altas, mas acho que esse é mais um daqueles "prêmios de suporte" para aumentar o montante de 12 Anos de Escravidão. Além de que é, realmente, o melhor na categoria.

Minha Preferência: 12 Anos de Escravidão


MELHOR MAQUIAGEM:
Clube de Compra de Dallas

Os outros dois concorrentes foram indicados por um aborto da natureza e Trapaça foi ignorado.

Minha Preferência: Clube de Compra de Dallas








MELHOR FIGURINO:

Aqui também o favoritismo, de acordo com a maioria dos entendidos, ficaria entre Trapaça e O Grande Gastby. O Oscar, entretanto, gosta bastante de figurinos e época e, assim como "Design de Produção", esse é um bom "prêmio de suporte" para o filme de McQueen

Minha Preferência: Trapaça


MELHORES EFEITOS ESPECIAIS:
Gravidade

Não tem como perder.

Minha Preferência: Gravidade










MELHOR EDIÇÃO DE SOM:
Gravidade

Acho que apenas Capitão Phillips tem chance de desbancar Gravidade aqui, mas duvido muito.

Minha Preferência: Gravidade








MELHOR MIXAGEM DE SOM:
Inside Llewyn Davis

Se a academia realmente seguir a estratégia de tirar o máximo de prêmios possíveis de Gravidade, essa é uma boa oportunidade.

Minha Preferência: Gravidade






MELHOR TRILHA SONORA:
Gravidade

Com a trilha sonora de Hans Zimmer (12 Anos de Escravidão) fora da lista, ficou de barbada para Gravidade. Ainda há, todavia, uma possibilidade de vitória para Ela.

Minha Preferência: Gravidade






MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
Let it Go – Frozen

Ordinary Love e The Moon Song ainda correm por fora, mas Let it Go deve levar.

Minha Preferência: Ordinary Love - Mandela






MELHOR ANIMAÇÃO:
Frozen

Difícil que a academia esnobe a sua animação americana para premiar uma japonesa (Vidas ao Vento), que é a principal concorrente.







MELHOR DOCUMENTÁRIO:
O Ato de Matar

Até então o documentário mais premiado e elogiado do ano, dificilmente sairá de mãos abanando.











Por: Guilherme W. Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação do Final de Birdman

 (Contém Spoilers)                                            TEXTO DE: Matheus R. B. Hentschke    Se inúmeras vezes eu julguei Birdman como pretensioso, terei de ser justo e dizer o mesmo de mim, uma vez que tentar explicar o final de uma obra aberta se encaixa perfeitamente em tal categoria. Entretanto, tentarei faze-lo apenas a título de opinião e com a finalidade de gerar discussões acerca do mesmo e não definir com exatidão o que Iñarritu pretendia com seu final. 

Interpretação do Filme Estrada Perdida (Lost Highway, 1997)

GUILHERME W. MACHADO Primeiramente, gostaria de deixar claro que A Estrada Perdida [1997], como muitos filmes de David Lynch, é uma obra tão rica em simbolismos e com uma narrativa tão intrincada que não é adequado afirmar tê-la compreendido por completo. Ao contrário de um deturpado senso comum, entretanto, creio que essas obras (aqui também se encaixa o mais conhecido Cidade dos Sonhos ) possuem sentido e que não são apenas plataformas nas quais o diretor simplesmente despeja simbolismos para que se conectem por conta própria no acaso da mente do espectador. Há filmes que mais claramente – ainda que não tão ao extremo quanto dito, pois não existe verdadeira gratuidade na arte – optam pela multiplicidade interpretativa, como 2001: Uma Odisseia no Espaço [1968] e Ano Passado em Marienbad [1961], por exemplo. Não acredito ser o caso dos filmes de Lynch, nos quais é possível encontrar (mediante um esforço do espectador de juntar os fragmentos disponíveis e interpretá-los) en

10 Giallos Preferidos (Especial Halloween)

GUILHERME W. MACHADO Então, pra manter a tradição do blog de lançar uma lista temática de terror a cada novo Halloween ( confira aqui a do ano passado ), fico em 2017 com o top de um dos meus subgêneros favoritos: o Giallo. Pra quem não tá familiarizado com o nome  –  e certamente muito do grande público consumidor de terror ainda é alheio à existência dessas pérolas  –  explico rapidamente no parágrafo abaixo, mas sem aprofundar muito, pois não é o propósito aqui fazer um artigo sobre o estilo. Seja para já apreciadores ou para os que nunca sequer ouviram falar, deixo o Giallo como minha recomendação para esse Halloween, frisando  –  para os que torcem o nariz  –  que essa escola de italianos serviu como referência e inspiração para muitos dos que viriam a ser os maiores diretores do terror americano, como John Carpenter, Wes Craven, Tobe Hooper, e até diretores fora do gênero, como Brian De Palma e Quentin Tarantino.