Pular para o conteúdo principal

Apostas Oscar 2014






Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora, mas faz pouco tempo que terminei de ver os filmes concorrentes e fiquei sem internet alguns dias, então...

O Oscar desse ano desde cedo apresenta uma concorrência principal entre Gravidade e 12 Anos de Escravidão, com Trapaça correndo por fora. O maior desafio da academia será justificar a vitória do filme de Steve McQueen - por enquanto o filme favorito - sobre Gravidade, tendo esse último (provavelmente) mais prêmios. Baseado nesse raciocínio (tirar prêmios de Gravidade e dar mais trófeus para 12 Anos sempre que possível) minhas apostas ficam assim:

OBS: Vale lembrar que essas previsões não representam, necessáriamente, a minha torcida, e sim uma avaliação fria e objetiva da premiação. Meus preferidos em cada categoria serão ditos abaixo da mesma, considerando apenas os filmes que nela concorrem.



MELHOR FILME:

Aqui complica, como dito acima, pois para que esse filme vença, é necessário tirar alguns prêmios que, a princípio, seriam de Gravidade, caso contrário, o filme de Cuarón se torna o favorito. Ainda existe a mínima chance de Trapaça levar, mas já é tão baixa que mal da para considerar.

Minha Preferência: O Lobo de Wall Street



MELHOR DIRETOR:
Alfonso Cuarón – Gravidade

Esse dificilmente perde, as vitórias em quase todas premiações importantes pré-Oscar praticamente garantem seu prêmio. Acho que se for dar zebra (só chamando assim mesmo) seria para premiar uma lenda: Martin Scorsese. Enfim, isso não acontecerá e acho que nem O. Russell nem McQueen tem força para tirar o prêmio das mãos de Cuarón.

Minha Preferência: Martin Scorsese - O Lobo de Wall Street



MELHOR ATOR:
Matthew McCounaghey – Clube de Compra de Dallas

Era um prêmio garantido, mas agora nem tanto. DiCaprio e Ejiofor têm chances, ainda que muito pequenas, mesmo assim, McCounaghey deve levar o troféu para casa.





MELHOR ATRIZ:

A categoria mais garantida do ano, sem mais comentários.

Minha Preferência: Cate Blanchett - Blue Jasmine





MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Jared Leto – Clube de Compra de Dallas

Assim como Blanchett, Leto tem um favoritismo praticamente inabalável., e merecido.

Minha Preferência: Jared Leto - Clube de Compra de Dallas




MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:

Aqui complica. Lupita Nyong'o é a favorita? Pode-se dizer que sim, mas eu acho improvável que, após Trapaça ser indicado nas quatro categorias de atuação, o filme saia sem nada por aqui. Além de que Lawrence e Nyong'o ficaram razoavelmente equilibradas nas premiações anteriores.

Minha Preferência: Jennifer Lawrence - Trapaça


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL:
Ela

O melhor roteiro, e o mais premiado até agora, disparado nessa categoria. Duvido que perca, sendo as únicas chances para Woody Allen (Blue Jasmine), que seria mais uma espécie de prêmio-homenagem, ou O. Russell (Trapaça), que não merece nem um pouco, mas é querido pela academia e nunca venceu.

Minha Preferência: Ela


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO:

Se o filme não vencer a categoria principal, não vencerá essa. Vencendo Melhor Filme, esse prêmio é garantido (o mais provável que aconteça). Caso o filme de McQueen saia de mãos abanando, acho que o vencedor da categoria será Antes da Meia Noite.

Minha Preferência: O Lobo de Wall Street


MELHOR FILME ESTRANGEIRO:
A Grande Beleza

Favoritismo muito forte, podendo apenas perder para A Caça (bem improvável).

Minha Preferência: A Grande Beleza








MELHOR MONTAGEM:

Aqui vou contra a maré e aposto em 12 Anos pelo motivo que já expliquei: será difícil justificar esse filme como melhor que Gravidade (o aparente favorito nessa categoria) se ele perde para o mesmo em quase todos prêmios. Essa é uma das poucas categorias nas quais nenhum dos meus preferidos foi indicado, no caso seriam O Lobo de Wall Street, Blue Jasmine e Ela.

Minha Preferência: 12 Anos de Escravidão


MELHOR FOTOGRAFIA:
Gravidade

Nem querendo dá para tirar o prêmio de Gravidade, mas minha segunda aposta ficaria em Os Suspeitos.

Minha Preferência: Gravidade








MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO:

Mais uma categoria na qual vou contra a maré. A maioria dos entendidos aponta O Grande Gastby como provável vencedor, e ele tem mesmo chances altas, mas acho que esse é mais um daqueles "prêmios de suporte" para aumentar o montante de 12 Anos de Escravidão. Além de que é, realmente, o melhor na categoria.

Minha Preferência: 12 Anos de Escravidão


MELHOR MAQUIAGEM:
Clube de Compra de Dallas

Os outros dois concorrentes foram indicados por um aborto da natureza e Trapaça foi ignorado.

Minha Preferência: Clube de Compra de Dallas








MELHOR FIGURINO:

Aqui também o favoritismo, de acordo com a maioria dos entendidos, ficaria entre Trapaça e O Grande Gastby. O Oscar, entretanto, gosta bastante de figurinos e época e, assim como "Design de Produção", esse é um bom "prêmio de suporte" para o filme de McQueen

Minha Preferência: Trapaça


MELHORES EFEITOS ESPECIAIS:
Gravidade

Não tem como perder.

Minha Preferência: Gravidade










MELHOR EDIÇÃO DE SOM:
Gravidade

Acho que apenas Capitão Phillips tem chance de desbancar Gravidade aqui, mas duvido muito.

Minha Preferência: Gravidade








MELHOR MIXAGEM DE SOM:
Inside Llewyn Davis

Se a academia realmente seguir a estratégia de tirar o máximo de prêmios possíveis de Gravidade, essa é uma boa oportunidade.

Minha Preferência: Gravidade






MELHOR TRILHA SONORA:
Gravidade

Com a trilha sonora de Hans Zimmer (12 Anos de Escravidão) fora da lista, ficou de barbada para Gravidade. Ainda há, todavia, uma possibilidade de vitória para Ela.

Minha Preferência: Gravidade






MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
Let it Go – Frozen

Ordinary Love e The Moon Song ainda correm por fora, mas Let it Go deve levar.

Minha Preferência: Ordinary Love - Mandela






MELHOR ANIMAÇÃO:
Frozen

Difícil que a academia esnobe a sua animação americana para premiar uma japonesa (Vidas ao Vento), que é a principal concorrente.







MELHOR DOCUMENTÁRIO:
O Ato de Matar

Até então o documentário mais premiado e elogiado do ano, dificilmente sairá de mãos abanando.











Por: Guilherme W. Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação do Final de Birdman

 (Contém Spoilers)                                            TEXTO DE: Matheus R. B. Hentschke    Se inúmeras vezes eu julguei Birdman como pretensioso, terei de ser justo e dizer o mesmo de mim, uma vez que tentar explicar o final de uma obra aberta se encaixa perfeitamente em tal categoria. Entretanto, tentarei faze-lo apenas a título de opinião e com a finalidade de gerar discussões acerca do mesmo e não definir com exatidão o que Iñarritu pretendia com seu final. 

Retrospectiva: 1977

GUILHERME W. MACHADO Percebi que 2017 já está quase acabando e tem vários grandes anos "aniversariantes" para os quais ainda não prestei homenagem. Entre eles, 1977. 77 foi ao mesmo tempo um ano de consolidação da maturidade de antigas lendas quanto do surgimento ainda cru de outras novas, o que se reflete de forma tão óbvia nessa seleção com jovens em ascensão como Lynch, Scorsese e Woody Allen intercalados com figurões consolidados como Buñuel, Resnais e Cassavetes. No meio destes há ainda grandes como Herzog (que certamente está na briga quando se fala no melhor cineasta daquela década) e Argento, ambos também em processo de amadurecimento.

Três Homens em Conflito (Sergio Leone, 1966)

GUILHERME W. MACHADO De tempos em tempos, pra não dizer de décadas em décadas, surgem alguns poucos filmes realmente revolucionários, que mudam a percepção sobre o que já passou e alteram os padrões para o que está por vir. Três Homens em Conflito [1966] é uma dessas obras, um filme que surgiu como o verdadeiro expoente do famoso “western spaghetti” (criado pelo próprio Leone) e do próprio cinema de entretenimento de forma geral. Sergio Leone garantiu, portanto, seu lugar na história do cinema nesse último, e melhor, filme de sua Trilogia dos Dólares (todos estrelados por Clint Eastwood).