Pular para o conteúdo principal

2014/1 - Balanço Semestral


LISTA DE:  Guilherme W. Machado

A proposta, diferentemente do normal - que seria fazer a lista dos melhores filmes lançados no cinema, coisa que farei no final do ano considerando todos filmes -, é listar os melhores filmes vistos (ineditamente) por mim durante essa primeiro semestre de 2014. Listas já são tarefas extremamente difíceis (ainda que igualmente divertidas), mas quando se lista apenas filmes de um mesmo gênero ou diretor, ou até quando a lista (mesmo que genérica) for pequena (entre 5-15 filmes), é possível fazê-la em ordem; nesse tipo de lista, entretanto, de 25 filmes totalmente variados em estilo, gênero e época, não tem como colocá-los em ordem - eu pelo menos não consigo.


OBS: Para quem tem preguiça de ler o que está acima: a lista está em ordem de lançamento. Para ela considerei apenas os filmes vistos por mim pela primeira vez durante esse primeiro semestre de 2014.




O Garoto (Charles Chaplin, 1921) - 8.5
No Tempo das Diligências (John Ford, 1939) - 8.5
A Morta-Viva (Jacques Tourneour, 1943) - 8.0
A Montanha dos Sete Abutres (Billy Wilder, 1951) - 8.5
Assim Estava Escrito (Vincent Minnelli, 1952) - 9.0



Contos de Lua Vaga (Kenji Mizoguchi, 1953) - 9.5
Anatomia do Medo (Akira Kurosawa, 1955) - 8.5
No Silêncio de uma Cidade (Fritz Lang, 1956) - 8.0
Trono Manchado de Sangue (Akira Kurosawa, 1957) - 8.5
Viver a Vida (Jean-Luc Godard, 1962) - 9.0



Il Rosso Segno della Follia (Mario Bava, 1970) - 8.5
Banho de Sangue (Mario Bava, 1971) - 9.0
Ajuste de Contas (Joel Coen, Ethan Coen, 1990) - 8.0
Ondas do Destino (Lars Von Trier, 1996) - 8.5
Boogie Nights (Paul Thomas Anderson, 1997) - 9.0



Quero Ser John Malkovich (Spike Jonze, 1999) - 8.5
Corpo Fechado (M. Night Shyamalan, 2000) - 8.5
Embriagado de Amor (Paul Thomas Anderson, 2002) - 8.5
O Homem-Urso (Werner Herzog, 2005) - 8.5
A Espiã (Paul Verhoeven, 2006) - 8.0



Amantes (James Gray, 2008) - 8.5
Sinédoque, Nova York (Charlie Kauffman, 2008) - 8.5
Shame (Steve McQueen, 2011) - 8.5
A Grande Beleza (Paulo Sorrentino, 2013) - 8.5
O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese, 2013) - 9.0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação do Final de Birdman

 (Contém Spoilers)                                            TEXTO DE: Matheus R. B. Hentschke    Se inúmeras vezes eu julguei Birdman como pretensioso, terei de ser justo e dizer o mesmo de mim, uma vez que tentar explicar o final de uma obra aberta se encaixa perfeitamente em tal categoria. Entretanto, tentarei faze-lo apenas a título de opinião e com a finalidade de gerar discussões acerca do mesmo e não definir com exatidão o que Iñarritu pretendia com seu final. 

Retrospectiva: 1977

GUILHERME W. MACHADO Percebi que 2017 já está quase acabando e tem vários grandes anos "aniversariantes" para os quais ainda não prestei homenagem. Entre eles, 1977. 77 foi ao mesmo tempo um ano de consolidação da maturidade de antigas lendas quanto do surgimento ainda cru de outras novas, o que se reflete de forma tão óbvia nessa seleção com jovens em ascensão como Lynch, Scorsese e Woody Allen intercalados com figurões consolidados como Buñuel, Resnais e Cassavetes. No meio destes há ainda grandes como Herzog (que certamente está na briga quando se fala no melhor cineasta daquela década) e Argento, ambos também em processo de amadurecimento.

Três Homens em Conflito (Sergio Leone, 1966)

GUILHERME W. MACHADO De tempos em tempos, pra não dizer de décadas em décadas, surgem alguns poucos filmes realmente revolucionários, que mudam a percepção sobre o que já passou e alteram os padrões para o que está por vir. Três Homens em Conflito [1966] é uma dessas obras, um filme que surgiu como o verdadeiro expoente do famoso “western spaghetti” (criado pelo próprio Leone) e do próprio cinema de entretenimento de forma geral. Sergio Leone garantiu, portanto, seu lugar na história do cinema nesse último, e melhor, filme de sua Trilogia dos Dólares (todos estrelados por Clint Eastwood).