Guilherme W. Machado
A corrida para o Oscar de Melhor Filme esse ano foi imprevisível
como poucas. Podem ser apontados quatro concorrentes que, ao menos em algum
momento, tiveram chances sólidas de vitória. O Regresso estaria com a vitória 100% garantida, não fosse o caso de a academia já ter premiado Iñarritu
três vezes na edição passada, o que dá ao vencedor do PGA, A Grande Aposta,
suas boas chances de vitória.
PODE
SURPREENDER: A Grande Aposta
O dilema aqui é o mesmo da categoria de Melhor Filme: pode
Iñarritu ganhar duas vezes seguidas? Ele é o favorito, tendo levado o
DGA e o BAFTA (os dois maiores indicativos da categoria), mas a dificuldade
histórica de levar o prêmio dois anos seguidos - feito apenas alcançado por
John Ford e Joseph L. Manckiewicz - dá chances ao veterano George Miller e seu
Mad Max: Estrada da Fúria de tirar o Oscar das mãos do mexicano.
VAI
GANHAR: Alejandro González Iñarritu [O Regresso]
PODE
SURPREENDER: George Miller [Mad Max: Fury Road]
MERECE
GANHAR: Alejandro González Iñarritu [O Regresso]
Não tem erro, DiCaprio vai levar o seu tão esperado Oscar esse
ano. A força de O Regresso para com a academia apenas reforça o que já era
óbvio. DiCaprio levou o Globo de Ouro, o SAG, o Critic's Choice Awards e o
BAFTA, não há qualquer chance de perder.
PODE
SURPREENDER: não tem possibilidade de zebra nessa categoria
MERECE
GANHAR: Michael Fassbender [Steve Jobs]
Exatamente tudo o que foi dito acima sobre melhor ator aplica-se
aqui a Brie Larson, até mesmo a parte sobre seu filme ter sido bem acolhido
pela academia.
PODE
SURPREENDER: não tem possibilidade de zebra nessa categoria
MERECE
GANHAR: Saoirse Ronan [Brooklyn]
Aqui a coisa complica, Melhor Ator Coadjuvante pode ser
considerada a categoria mais emocionante dessa edição. Sylvester Stallone e
Mark Rylance brigam pelo favoritismo há um bom tempo, mas todos os 5 indicados
são muitos bons e tem lá suas chances. Pessoalmente, eu ficaria feliz com
qualquer vitória dentre Stallone, Rylance e Hardy, seus três grandes desempenhos
são dignos de premiação. Devo dizer, entretanto, que dentre todas as zebras aquela na qual eu mais acredito é a de Tom Hardy. Coloquei ele aqui como surpresa porque não
tem como classificá-lo de outra maneira, mas se fosse só escolher um na
categoria, seria nele que colocaria minhas fichas, embora arriscado.
VAI GANHAR: Mark Rylance [Ponte
dos Espiões]
PODE
SURRPEENDER:
Tom Hardy [O Regresso]
MERECE
GANHAR:
Tom Hardy [O Regresso]
Vikander está com o prêmio na mão: é a
revelação do ano e a queridinha do público e dos críticos. Ela é, de fato, uma
ótima atriz e não deixa de ser merecedora, mas é claramente protagonista em seu
filme e está concorrendo pela categoria errada. Kate Winslet e Jennifer Jason
Leigh, por sua vez, são os nomes que brilharam aqui, com duas excelentes
performances, superiores até às suas concorrentes “protagonistas” (Vikander e
Mara). Se eu fosse votante da academia, essa seria minha escolha de voto mais
difícil do ano.
VAI
GANHAR:
Alicia Vikander [A Garota Dinamarquesa]
PODE
SURPREENDER:
Kate Winslet [Steve Jobs]
MERECE
GANHAR:
Kate Winslet [Steve Jobs] ou Jennifer Jason Leigh [Os Oito Odiados]
Dentre as categorias principais, essa foi uma
das mais fracas esse ano. Nenhum dos cinco roteiros me empolga muito, apesar de
alguns serem bons, e os que deveriam estar aqui (Os Oito Odiados, principalmente) foram esnobados. Spotlight tem o prêmio garantido desde que a
categoria foi anunciada, sem suspense.
VAI
GANHAR:
Spotlight
PODE
SURPREENDER:
Divertida Mente (mas não vai acontecer)
MERECE
GANHAR:
Ex_Machina
Outra categoria de roteiro que não empolgou,
mas que é um pouco melhor que a de original. De novo alguns dos mais
merecedores (Steve Jobs e Anomalisa) não foram indicados. A Grande Aposta, como
Spotlight, é prêmio certo, mas seria bacana ver O Quarto de Jack quebrar as
bancas de aposta.
VAI
GANHAR:
A Grande Aposta
PODE
SURPREENDER:
O Quarto de Jack
MERECE
GANHAR:
O Quarto de Jack
Uma das grandes barbadas da noite é a vitória
do filme húngaro O Filho de Saul. O pouco que vi dos filmes dessa categoria até
então só reforçam o que já vem sendo mostrado nos últimos anos: uma categoria
aborrecida, que seleciona filmes “artísticos” e “relevantes”, que – salvo raras exceções –
pouco ou nada representam o que há de melhor no cinema mundial. E não, não me
refiro ao filme brasileiro esnobado (Que Horas Ela Volta?), que tampouco
deveria figurar aqui.
VAI
GANHAR:
O Filho de Saul
PODE
SURPREENDER:
As Cinco Graças
MERECE
GANHAR:
(não pude conferir alguns filmes da categoria ainda)
Sou o primeiro a reconhecer que meu gosto
para animações é duvidoso, talvez por não ser grande entusiasta das mesmas.
Esse ano, entretanto, devo dizer que a categoria me agrada bastante. Falta
ainda conferir alguns filmes, mas já ficaria muito satisfeito se todo ano
tivessem dois concorrentes como Divertida Mente e Anomalisa.
VAI
GANHAR:
Divertida Mente
PODE
SURPREENDER:
não tem possibilidade de zebra nessa categoria
MERECE
GANHAR:
Anomalisa
Uma categoria difícil e de alto nível. Mad
Max seria, teoricamente, o favorito, e é o merecedor. Não consigo deixar de
ver, todavia, A Grande Aposta levando esse prêmio; é o tipo de edição que a
academia tem gostado de premiar e é o filme que mais tem chance de desbancar O
Regresso nos prêmios principais, e para isso precisa desta vitória aqui em
edição, ou de Bale em Ator Coadjuvante, o que é bem mais difícil.
VAI
GANHAR:
A Grande Aposta
PODE
SURPREENDER:
Mad Max: Estrada da Fúria
MERECE
GANHAR:
Mad Max: Estrada da Fúria
Se eu fosse apontar a melhor categoria desse
Oscar, seria sem dúvida essa de fotografia. 5 indicados com trabalhos
excelentes, todos dignos de vitória, e quase todos com alguma chance de
realmente levar. Lubezki, como Iñarritu, teria a vitória garantida não fosse
pelas suas duas vitórias nos dois últimos anos. Mesmo assim, seu trabalho é de
uma qualidade monumental, não apenas pelo desafio técnico, mas também pela
beleza do resultado. No caso da academia hesitar em premiá-lo 3 anos seguidos,
acho que finalmente aproveitariam para fazer justiça ao grande Roger Deakins
(Sicario), indicado 13 vezes sem nenhuma vitória até então.
VAI
GANHAR:
O Regresso
PODE
SURPREENDER:
Sicario
MERECE
GANHAR:
O Regresso
É difícil não apostar em Mad Max com todas
vitórias que teve nessa categoria em outras premiações; deve ser dito,
entretanto, que não é o estilo de design de produção que costuma receber o
prêmio da academia, o que coloca Perdido em Marte, O Regresso (caso queiram
transformá-lo num novo Ben-Hur/Titanic/Senhor dos Anéis) ou até o merecedor
Ponte dos Espiões em posição de chocar os apostadores.
VAI
GANHAR:
Mad Max: Estrada da Fúria
PODE
SURPREENDER:
Perdido em Marte
MERECE
GANHAR:
Ponte dos Espiões
Sandy Powell é queridinha do Oscar e está
indicada por dois filmes que têm nos figurinos pontos altos. Muitos vêm
apostando na abordagem mais simples de Mad Max, que levou vários prêmios de
figurino em outras premiações, mas manterei minhas apostas num dos filmes de
Powell - Cinderella, principalmente.
VAI
GANHAR:
Cinderella / Carol
PODE
SURPREENDER:
Mad Max: Estrada da Fúria
MERECE
GANHAR:
Carol
Só dois concorrentes reais, Mad Max e O
Regresso, qualquer um dos dois pode perfeitamente levar e não sem justiça. Essa
categoria é quase roleta russa, mas acho que Mad Max leva por ser mais
"grandioso" – a maquiagem estende-se a uma maior quantidade de
personagens, enquanto em O Regresso ela é focada mais nos protagonistas.
VAI
GANHAR:
Mad Max: Estrada da Fúria
PODE
SURPREENDER:
O Regresso
MERECE
GANHAR:
O Regresso
Outra categoria com bastante qualidade e
verdadeiramente concorrida. Star Wars VII é a aposta mais segura, mas não seria
totalmente surpreendente se o prêmio fosse para O Regresso, ou para Mad Max, o
queridinho da crítica. Para mim só aquele urso (que não é o único uso de CGI no
filme) já valeria o prêmio para O Regresso.
VAI
GANHAR:
Star Wars VII
PODE
SURPREENDER:
O Regresso
MERECE
GANHAR:
O Regresso
Categoria um pouco incerta, pois não tem
muitos parâmetros. Acho difícil fugir do embate Mad Max vs O Regresso, mas
todos os 5 têm lá suas condições. Como não tem um sindicato, nem um prêmio idêntico
no BAFTA (que premia as duas categorias de som numa só), fica difícil ter
certeza.
VAI
GANHAR:
Mad Max: Estrada da Fúria
PODE
SURPREENDER:
O Regresso
MERECE
GANHAR:
Mad Max: Estrada da Fúria
Em contraponto a Edição de Som, essa aqui
está bem mais clara. O Regresso é o favorito e deve levar sem grandes
surpresas. Sua maior ameaça, como sempre, seria Mad Max, mas dessa vez com boa
distância.
VAI
GANHAR:
O Regresso
PODE
SURPREENDER:
Mad Max: Estrada da Fúria
MERECE
GANHAR:
O Regresso
Já passou da hora de Ennio Morricone –
provavelmente o maior compositor da história do cinema – vencer o seu Oscar, e
ele o fará com total merecimento. A trilha sonora de Os Oito Odiados é fenomenal e
passa sobrando por cima mesmo dos ótimos concorrentes, como Carol ou Sicario.
VAI
GANHAR:
Os Oito Odiados
PODE
SURPREENDER:
Carol
MERECE
GANHAR:
Os Oito Odiados
Tirando os anos com favoritos absolutos, como
“Skyfall” ou “Let it Go”, essa categoria é um tiro no escuro, visto que ela não
tem muitos parâmetros nas outras premiações que assegurem uma previsão
confiável.
VAI
GANHAR:
"Til it Happens to You" [The Hunting Ground]
PODE
SURPREENDER:
"Earned It" [Cinquenta Tons de Cinza]
MERECE
GANHAR:
"The Writing's On the Wall" [Spectre]
Apesar de ser considerado aposta
garantida por muitos, Amy não está tão absoluto quanto parece. Não tem ganhado todos
prêmios dos sindicatos, apesar de vencer nas premiações mais amplas como o
BAFTA (o que não deixa de ser previsível, pois trata de uma cantora ícone
britânica). Enfim, ainda é o favorito e a minha aposta, mas não ficaria muito surpreso
se qualquer outro ganhasse.
VAI
GANHAR:
Amy
PODE
SURPREENDER:
Cartel Land
MERECE
GANHAR: (não
pude conferir alguns filmes da categoria ainda)
Comentários
Postar um comentário