Pular para o conteúdo principal

Melhores Estreias de 2015 - Luísa



LUÍSA RIZZATTI

Um pouco atrasada, mas finalmente está aí a minha lista das melhores estreias de 2015. No final das contas, eu acho difícil finalizar a lista dos tops, porque demoro para decidir quais filmes colocar e em qual ordem. Acho que essa lista acabou reunindo diferentes gêneros e atmosferas bem distintas entre si:




12 - Ex Machina [Alex Garland, 2015]


11 - Mad Max - Estrada da fúria [George Miller, 2015]



10 - O diário de uma camareira [Benoît Jacquot,2015]


9 - O duplo [Richard Ayoade, 2013]



8 - Whiplash - Em busca da perfeição [Damien Chazelle, 2014]


7 - Pecados antigos, longas sombras [Alberto Rodríguez, 2014]



6 - Adeus à linguagem [Jean-Luc Godard, 2014]



5 - Expresso do Amanhã [Joon-ho Bong, 2013]




4 - La sapienza [Eugène Green, 2014]




3 - Olmo e a gaivota [Petra Costa e Lea Glob, 2014]



2 - As sufragistas [Sarah Gavron, 2015]




1 - Sicario - Terra de ninguém [Denis Villeneuve, 2015]


Observações:

  • Não podia deixar de contemplar nessa lista dois excelentes filmes dirigidos por mulheres: As sufragistas, da britânica Sarah Gavron, e Olmo e a Gaivota, da brasileira Petra Costa e da dinamarquesa Lea Glob. Filmes que conseguiram abordar de forma contundente as complexas questões referentes à liberdade feminina e às opressões históricas que as mulheres sofrem.
  • A história de Mad Max não é algo que me chama a atenção, não é um tipo de enredo que me atrai, mas a fotografia e a montagem do filme são sensacionais e acabaram me prendendo à trama. Ademais, a atuação de Charlize Theron no papel da Furiosa foi o destaque do longa, que acabou roubando a cena do próprio Max, interpretado por Tom Hardy.
  • Confesso que Whiplash dividiu meus sentimentos. Primeiro, achei sensacional; mais tarde, comecei a ver uns clichês que me incomodaram. Mas pensando o produto como um todo, gostei bastante, sobretudo da fotografia e das cenas em que apareciam close ups da bateria.
  • Eu me impressionei com Sicario. Gostei dos cenários e da fotografia de Roger Deakins, da trilha sonora de Jóhann Jóhannsson, das boas atuações e do clima de tensão construído cena a cena. É sempre difícil escolher o primeiro lugar, mas a singularidade de Villeneuve ao retratar toda aquela violência é digna da primeira colocação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação do Final de Birdman

 (Contém Spoilers)                                            TEXTO DE: Matheus R. B. Hentschke    Se inúmeras vezes eu julguei Birdman como pretensioso, terei de ser justo e dizer o mesmo de mim, uma vez que tentar explicar o final de uma obra aberta se encaixa perfeitamente em tal categoria. Entretanto, tentarei faze-lo apenas a título de opinião e com a finalidade de gerar discussões acerca do mesmo e não definir com exatidão o que Iñarritu pretendia com seu final. 

Retrospectiva: 1977

GUILHERME W. MACHADO Percebi que 2017 já está quase acabando e tem vários grandes anos "aniversariantes" para os quais ainda não prestei homenagem. Entre eles, 1977. 77 foi ao mesmo tempo um ano de consolidação da maturidade de antigas lendas quanto do surgimento ainda cru de outras novas, o que se reflete de forma tão óbvia nessa seleção com jovens em ascensão como Lynch, Scorsese e Woody Allen intercalados com figurões consolidados como Buñuel, Resnais e Cassavetes. No meio destes há ainda grandes como Herzog (que certamente está na briga quando se fala no melhor cineasta daquela década) e Argento, ambos também em processo de amadurecimento.

Três Homens em Conflito (Sergio Leone, 1966)

GUILHERME W. MACHADO De tempos em tempos, pra não dizer de décadas em décadas, surgem alguns poucos filmes realmente revolucionários, que mudam a percepção sobre o que já passou e alteram os padrões para o que está por vir. Três Homens em Conflito [1966] é uma dessas obras, um filme que surgiu como o verdadeiro expoente do famoso “western spaghetti” (criado pelo próprio Leone) e do próprio cinema de entretenimento de forma geral. Sergio Leone garantiu, portanto, seu lugar na história do cinema nesse último, e melhor, filme de sua Trilogia dos Dólares (todos estrelados por Clint Eastwood).