GUILHERME W. MACHADO
MELHOR FILME
Bem diferente da edição anterior, a corrida de melhor filme esse ano não tem qualquer lugar para surpresa e já está definida há bastante tempo. Manchester à Beira-Mar e Moonlight chegaram a tentar impor alguma resistência, mas foram esmagados pelo musical papa-prêmios La La Land.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: ninguém
MERECE GANHAR: A Qualquer Custo
MELHOR DIRETOR
Mesma coisa que melhor filme, Damien Chazelle absolutamente concretizado como vencedor aqui.
VAI GANHAR: Damien Chazelle, por La La Land
PODE SURPREENDER: ninguém
MERECE GANHAR: Barry Jenkins, por Moonlight
MELHOR ATOR
Era uma corrida fácil, óbvia inclusive, até aparecer Denzel Washington como vencedor do SAG e polêmicas envolvendo o favorito Casey Affleck virem à tona. De qualquer forma, Washington já tem dois Oscars (sendo que o segundo já foi um grande excesso) e sua vitória no SAG explica-se pelo fato dele nunca ter ganhado aquele prêmio antes. Affleck, que já coleciona o Globo de Ouro, o Critic's Choice Awards e o BAFTA deve levar seu primeiro Oscar, e com justiça.
VAI GANHAR: Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar
PODE SURPREENDER: Denzel Washington, por Um Limite entre Nós
MERECE GANHAR: Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar
MELHOR ATRIZ
O clamor pode ser para Isabelle Huppert, e ainda mantenho esperanças nas suas chances, mas as circunstâncias ditam que Stone seja colocada como favorita. Essa, dentre todas, é a aposta que eu mais adoraria perder.
VAI GANHAR: Emma Stone, por La La Land
PODE SURPREENDER: Isabelle Huppert, por Elle
MERECE GANHAR: Isabelle Huppert, por Elle
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Categoria muito morna, nenhuma grande atuação, mas um conjunto consistente. Quase um grande empate (tirando Patel, que está abaixo do restante). Mahershala Ali não ganhou tantos prêmios como se esperava, mas seus concorrentes menos ainda, então é um favorito bem seguro.
VAI GANHAR: Mahershala Ali, por Moonlight
PODE SURPREENDER: Dev Patel, por Lion
MERECE GANHAR: Mahershala Ali, por Moonlight
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis já ganhou esse Oscar antes do seu filme sequer ser visto, e nada vai mudar isso até domingo. Seu desempenho é ótimo (provavelmente a única coisa boa num filme catastrófico), mas ela é claramente protagonista, e configura mais uma daquelas típicas farsas do Oscar, como foi Alicia Vikander no ano passado. Merecedora, então, considero Michelle Williams, num excelente trabalho que realmente é coadjuvante.
VAI GANHAR: Viola Davis, por Um Limite entre Nós
PODE SURPREENDER: ninguém
MERECE GANHAR: Michelle Williams, por Manchester à Beira-Mar
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Por muito tempo a pérola alemã Toni Erdmann vinha como favorito, até que as medidas de Donald Trump fizessem que o diretor Asghar Farhadi fosse impedido de vir ao Oscar. Mesmo que revogadas, o iraniano afirmou que não mais compareceria por protesto aos atos do presidente norte-americano. Com toda onda anti-Trump em Hollywood, duvido muito que a academia perca essa oportunidade de alfinetá-lo.
VAI GANHAR: O Apartamento
PODE SURPREENDER: Toni Erdmann
MERECE GANHAR: Toni Erdmann
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Categoria delicada. Manchester à Beira-Mar é claro favorito e merecedor do prêmio – que no aspecto merecimento também poderia tranquilamente ir para A Qualquer Custo –, mas La La Land tem a imensa hype e é bem possível que queiram consagrá-lo com tudo que tem direito. Não me surpreenderia se esse prêmio fosse parar nas mãos do jovem Damien Chazelle.
VAI GANHAR: Manchester à Beira-Mar
PODE SURPREENDER: La La Land
MERECE GANHAR: Manchester à Beira-Mar
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Categoria que já esteve um pouco confusa, mas que deve acabar ficando como um merecido prêmio de consolação para Barry Jenkins. A rigor Lion e A Chegada ainda lutam, mas acho que se a zebra (e essa sim seria uma grande zebra) acontecesse seria com Estrelas Além do Tempo.
VAI GANHAR: Moonlight
PODE SURPREENDER: Estrelas Além do Tempo
MERECE GANHAR: Moonlight
MELHOR EDIÇÃO
Possivelmente a melhor categoria. Os 5 indicados são excelentes, mas três candidatos concorrem – com chances bem reais – pela vitória. La La Land, A Chegada e Até o Último Homem dividiram os prêmios até aqui, e é bem plausível argumentar que esse seria o prêmio de consolação para A Chegada, que teve 10 indicações mas arrisca sair sem nada. Acho que a avalanche La La Land é mais forte que um possível sentimentalismo dos votantes e, portanto, deve empacotar esse também (dessa vez com justiça).
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: A Chegada
MERECE GANHAR: La La Land
MELHOR FOTOGRAFIA
Essa é uma categoria que eu imaginava que só daria La La Land, mas não, Lion venceu o ASC (American Society of Cinematographers), um indicador importante. De qualquer forma, LLL acumulou troféus no Critic's Choice e no BAFTA e não deve encontrar problema algum no Oscar.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: A Chegada
MERECE GANHAR: La La Land
*não assisti Silence ainda, que tem potencial pra ser o melhor da categoria.
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Muito parecido com fotografia, achei que não teria vez para os outros aqui, mas não foi bem o caso. Mesmo assim, La La Land bem seguro como favorito.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: Animais Fantásticos e Onde Habitam
MERECE GANHAR: Ave, César!
MELHOR FIGURINO
Esse aqui é um tiro bem arriscado. A academia tem um fortíssimo histórico de privilegiar os figurinos de época ou de fantasia, em contraponto aos contemporâneos (como La La Land), que nunca ganham. Jackie tem sido visto como favorito, mas acredito que o prêmio vá ficar mesmo com o musical.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: Jackie
MERECE GANHAR: Jackie
MELHOR MAQUIAGEM
Então... Tem o que falar aqui? Categoria bizarra, quase no modo aleatório.
VAI GANHAR: Star Trek: Beyond
PODE SURPREENDER: Um Homem Chamado Ove
MERECE GANHAR: --
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
Mogli monopolizou os prêmios na categoria, sua derrota (em termos de especulação) seria uma aberração.
VAI GANHAR: Mogli, o Menino Lobo
PODE SURPREENDER: Rogue One
MERECE GANHAR: Rogue One
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Outro palpite muito arriscado. São os grandes orçamentos, filmes de ação ou ficção e aventura que vencem essa categoria, e Até o Último Homem seria o candidato mais óbvio. Por outro lado, La La Land deve ganhar mixagem de som, e a academia parece gostar de fazer dobradinhas nas categorias de som.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: Até o Último Homem
MERECE GANHAR: Sully
MELHOR MIXAGEM DE SOM
É convencionado que musicais são favoritos nessa categoria. La La Land, então, sendo o grande favorito em praticamente tudo, não tem muito o que temer.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: Até o Último Homem
MERECE GANHAR: La La Land
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Espero que Justin Hurwitz já esteja com discurso pronto e ensaiado.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: ninguém
MERECE GANHAR: La La Land
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
La La Land x La La Land, tanto faz qual das duas músicas do filme sair com o prêmio.
VAI GANHAR: La La Land "Audition" ou "City of Stars"
PODE SURPREENDER: ninguém
MERECE GANHAR: La La Land "Audition"
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Sim, um documentário televisivo, de quase 8h, é o favorito para ganhar o Oscar. Em termos de academia, O.J Made in America é um dos casos mais surpreendentes que já vi.
VAI GANHAR: O.J Made in America
PODE SURPREENDER: A 13ª Emenda
MERECE GANHAR: --
MELHOR ANIMAÇÃO
Pra falar a verdade, não acompanhei essa categoria, mas Zootopia parece uma aposta óbvia (ganhou muitos prêmios e faz o perfil do Oscar).
VAI GANHAR: Zootopia
PODE SURPREENDER: Kubo e as Cordas Mágicas
MERECE GANHAR: --
Então... Tem o que falar aqui? Categoria bizarra, quase no modo aleatório.
VAI GANHAR: Star Trek: Beyond
PODE SURPREENDER: Um Homem Chamado Ove
MERECE GANHAR: --
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
Mogli monopolizou os prêmios na categoria, sua derrota (em termos de especulação) seria uma aberração.
VAI GANHAR: Mogli, o Menino Lobo
PODE SURPREENDER: Rogue One
MERECE GANHAR: Rogue One
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Outro palpite muito arriscado. São os grandes orçamentos, filmes de ação ou ficção e aventura que vencem essa categoria, e Até o Último Homem seria o candidato mais óbvio. Por outro lado, La La Land deve ganhar mixagem de som, e a academia parece gostar de fazer dobradinhas nas categorias de som.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: Até o Último Homem
MERECE GANHAR: Sully
MELHOR MIXAGEM DE SOM
É convencionado que musicais são favoritos nessa categoria. La La Land, então, sendo o grande favorito em praticamente tudo, não tem muito o que temer.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: Até o Último Homem
MERECE GANHAR: La La Land
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Espero que Justin Hurwitz já esteja com discurso pronto e ensaiado.
VAI GANHAR: La La Land
PODE SURPREENDER: ninguém
MERECE GANHAR: La La Land
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
La La Land x La La Land, tanto faz qual das duas músicas do filme sair com o prêmio.
VAI GANHAR: La La Land "Audition" ou "City of Stars"
PODE SURPREENDER: ninguém
MERECE GANHAR: La La Land "Audition"
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Sim, um documentário televisivo, de quase 8h, é o favorito para ganhar o Oscar. Em termos de academia, O.J Made in America é um dos casos mais surpreendentes que já vi.
VAI GANHAR: O.J Made in America
PODE SURPREENDER: A 13ª Emenda
MERECE GANHAR: --
MELHOR ANIMAÇÃO
Pra falar a verdade, não acompanhei essa categoria, mas Zootopia parece uma aposta óbvia (ganhou muitos prêmios e faz o perfil do Oscar).
VAI GANHAR: Zootopia
PODE SURPREENDER: Kubo e as Cordas Mágicas
MERECE GANHAR: --
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