Pular para o conteúdo principal

Oscar 2018 - Previsão dos Vencedores


GUILHERME W. MACHADO

Como é costume todo ano – mais pelo esporte que é a aposta em si do que pela consideração pelo prêmio, que nunca foi parâmetro pra nada – lanço aqui minhas apostas para os vencedores dessa edição do Oscar, que vai acontecer domingo que vem (dia 4). Tem anos que dá vontade de ser um pouco mais imprudente e escolher algumas categorias para fugir dos favoritos, e acho que essa edição é propícia pra isso. Talvez mais adiante na semana eu poste mais alguma coisa dando realmente minha opinião sobre os indicados (quem merece, não merece, quem deveria ser indicado, algum blábláblá assim), ou faça alguma lista, mas aqui fica apenas meu bolão:


MELHOR FILME

Categoria não tão fácil de prever quanto o habitual - se bem que quem sou eu pra falar, nunca tinha errado o vencedor de Melhor Filme, ai errei duas temporadas seguidas, apostando em O Regresso para 2016 e La La Land para 2017, esses tendo sido surpreendidos por Spotlight e Moonlight, respectivamente -, aliás não é absurdo dizer que tem 4 filmes com chances dignas, coisa raríssima, sendo os outros 3: Corra!, Três Anúncios para um Crime e Lady Bird. Corra! não vem sendo cotado como favorito, a disputa franca é entre A Forma da Água (que ganhou os prêmios dos sindicatos) e Três Anúncios para um Crime (que ganhou o Globo de Ouro, o BAFTA e o SAG), mas Corra! é o filme que ninguém "não gosta", e é o filme que mais trata de questões raciais, um tópico popular na academia nos últimos anos. Acho que leva no sistema de voto preferencial.

VAI GANHAR: Corra!
MERECE GANHAR: Trama Fantasma



MELHOR DIRETOR

Ao contrário da anterior, essa é uma categoria bem fácil. Mesmo que A Forma da Água venha a ser surpreendido em Melhor Filme, Del Toro deve garantir seu Oscar. Não vejo ameaça considerável em nenhum dos concorrentes, e mesmo se Corra! surpreender em Filme, o prêmio de Peele virá em Roteiro Original e não em Direção.

VAI GANHAR: Guillermo Del Toro (A Forma da Água)
MERECE GANHAR: Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma)


MELHOR ATOR

Essa sim, é a categoria mais fácil da noite. Nada, mas nada mesmo, tira esse prêmio das mãos de Oldman.

VAI GANHAR: Gary Oldman (O Destino de uma Nação)
MERECE GANHAR: Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome)


MELHOR ATRIZ

Super bem encaminhada para seu segundo Oscar, é pouco provável que Frances McDormand seja negada aqui, mas não chega também a ser uma categoria lacrada. Sally Hawkins (A Forma da Água) e Saoirse Ronan (Lady Bird) são competidoras a serem ponderadas para uma surpresa.

VAI GANHAR: Frances McDormand (Três Anúncios para um Crime)
MERECE GANHAR: Saoirse Ronan (Lady Bird)


MELHOR ATOR COADJUVANTE

Rockwell interpreta o personagem que passa pela mudança mais radical dentre os indicados, e por isso deverá sair vencedor, ainda que sua atuação seja a mais fraca dentre os 5.

VAI GANHAR: Sam Rockwell (Três Anúncios para um Crime)
MERECE GANHAR: não consegui assistir o Dafoe (os cinemas ignoraram Florida Project), mas qualquer um aqui merece mais que Rockwell, inclusive Harrelson no mesmo filme está melhor.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE


A atuação de Janney em Eu, Tonya cai bem numa linha de "vilões" carismáticos que o Oscar ama nas categorias de coadjuvante, como foi o caso com Mo'Nique ou J.K Simmons recentemente. Laurie Metcalf tem a melhor atuação dentre as 20 indicadas ao Oscar nesse ano, mas infelizmente não deve ser reconhecida como tal.

VAI GANHAR: Allison Janney (Eu, Tonya)
MERECE GANHAR: Laurie Metcalf (Lady Bird)


MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Complicado, pois o filme favorito Em Pedaços foi esnobado tendo levado os principais prêmios anteriores. Mesmo assim, aposto com confiança em Loveless sobre o premiado em Cannes The Square. O filme russo faz bem mais o estilo da academia nessa categoria. Eu abriria o olho também para o chileno Uma Mulher Fantástica, que começou lento na corrida, mas cresceu e poderia ser uma surpresa num campo dividido entre dois concorrentes que não conseguiram se estabelecer como dominantes nessa categoria.

VAI GANHAR: Loveless (Rússia)
MERECE GANHAR: não assisti todos filmes da categoria


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Por muito tempo tive Três Anúncios para um Crime como favorito nessa categoria (e de certa forma ainda acho que é), mas não fazia sentido apostar em Corra! para melhor filme e ignorá-lo aqui, justamente a categoria onde teria mais chances de sair premiado.

VAI GANHAR: Corra! (Jordan Peele)
MERECE GANHAR: Corra! (Jordan Peele)


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Sem mistério, roteiro adaptado é uma das categorias mais fracas da noite. Dentre os 5 indicados, apenas Me Chame Pelo seu Nome foi indicado também a Melhor Filme, além de ser aqui a única chance da academia de premiar esse filme tão elogiado pela crítica.

VAI GANHAR: Me Chame Pelo seu Nome (James Ivory)
MERECE GANHAR: Me Chame Pelo seu Nome (James Ivory)


MELHOR EDIÇÃO

Então, sempre tive Dunkirk como minha aposta aqui, sem nem ter dúvidas. Mas fato é que a edição de Baby Driver é a melhor, e essa categoria tem sido um pouco rebelde para os padrões do Oscar nos últimos anos, não premiando necessariamente os filmes favoritos nas categorias principais (filme/diretor) e sim aqueles com uma montagem mais ágil e moderna, com bom apelo popular, vide as vitórias de Mad Max e Whiplash.

VAI GANHAR: Baby Driver (Paul Machliss)
MERECE GANHAR: Baby Driver (Paul Machliss)


MELHOR FOTOGRAFIA

A categoria não está tão forte esse ano como costuma ser, muitos trabalhos afetados e de pouca inspiração. Mesmo Deakins, que se não for o melhor é um dos maiores diretores de fotografia do mundo, já foi indicado por trabalhos superiores, mas ainda assim é amplamente superior que seus concorrentes, pelo seu domínio impressionante de luz e sombra e pelas diferentes texturas visuais que cria em Blade Runner 2049, seu primeiro trabalho num filme dessa escala.

VAI GANHAR: Blade Runner 2049 (Roger Deakins)
MERECE GANHAR: Blade Runner 2049 (Roger Deakins)


MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO


Ainda acredito numa possível vitória de BR2049, mas o lance é que A Forma da Água vai ganhar melhor diretor e não tem suficientes prêmios técnicos, então provavelmente será premiado aqui.

VAI GANHAR: A Forma da Água (Paul Austerberry)
MERECE GANHAR: Blade Runner 2049 (Dennis Gassner)


MELHOR FIGURINO

VAI GANHAR: Trama Fantasma
MERECE GANHAR: Trama Fantasma


MELHOR MAQUIAGEM

VAI GANHAR: O Destino de uma Nação
MERECE GANHAR: sei lá, tanto faz


MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

VAI GANHAR: Blade Runner 2049
MERECE GANHAR: Blade Runner 2049


MELHOR EDIÇÃO DE SOM

VAI GANHAR: Dunkirk
MERECE GANHAR: Baby Driver


MELHOR MIXAGEM DE SOM

VAI GANHAR: Dunkirk
MERECE GANHAR: Dunkirk


MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

VAI GANHAR: A Forma da Água (Alexandre Desplat)
MERECE GANHAR: Trama Fantasma (Jonny Greenwood)


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

VAI GANHAR: "This is Me" (O Rei do Show)
MERECE GANHAR: não vi todos filmes


MELHOR DOCUMENTÁRIO

VAI GANHAR: Visages Villages (Agnès Varda)
MERECE GANHAR: não assisti todos filmes da categoria


MELHOR ANIMAÇÃO

VAI GANHAR: Coco - A Vida é uma Festa
MERECE GANHAR: não assisti todos filmes da categoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação do Final de Birdman

 (Contém Spoilers)                                            TEXTO DE: Matheus R. B. Hentschke    Se inúmeras vezes eu julguei Birdman como pretensioso, terei de ser justo e dizer o mesmo de mim, uma vez que tentar explicar o final de uma obra aberta se encaixa perfeitamente em tal categoria. Entretanto, tentarei faze-lo apenas a título de opinião e com a finalidade de gerar discussões acerca do mesmo e não definir com exatidão o que Iñarritu pretendia com seu final. 

Interpretação do Filme Estrada Perdida (Lost Highway, 1997)

GUILHERME W. MACHADO Primeiramente, gostaria de deixar claro que A Estrada Perdida [1997], como muitos filmes de David Lynch, é uma obra tão rica em simbolismos e com uma narrativa tão intrincada que não é adequado afirmar tê-la compreendido por completo. Ao contrário de um deturpado senso comum, entretanto, creio que essas obras (aqui também se encaixa o mais conhecido Cidade dos Sonhos ) possuem sentido e que não são apenas plataformas nas quais o diretor simplesmente despeja simbolismos para que se conectem por conta própria no acaso da mente do espectador. Há filmes que mais claramente – ainda que não tão ao extremo quanto dito, pois não existe verdadeira gratuidade na arte – optam pela multiplicidade interpretativa, como 2001: Uma Odisseia no Espaço [1968] e Ano Passado em Marienbad [1961], por exemplo. Não acredito ser o caso dos filmes de Lynch, nos quais é possível encontrar (mediante um esforço do espectador de juntar os fragmentos disponíveis e interpretá-los) en

10 Giallos Preferidos (Especial Halloween)

GUILHERME W. MACHADO Então, pra manter a tradição do blog de lançar uma lista temática de terror a cada novo Halloween ( confira aqui a do ano passado ), fico em 2017 com o top de um dos meus subgêneros favoritos: o Giallo. Pra quem não tá familiarizado com o nome  –  e certamente muito do grande público consumidor de terror ainda é alheio à existência dessas pérolas  –  explico rapidamente no parágrafo abaixo, mas sem aprofundar muito, pois não é o propósito aqui fazer um artigo sobre o estilo. Seja para já apreciadores ou para os que nunca sequer ouviram falar, deixo o Giallo como minha recomendação para esse Halloween, frisando  –  para os que torcem o nariz  –  que essa escola de italianos serviu como referência e inspiração para muitos dos que viriam a ser os maiores diretores do terror americano, como John Carpenter, Wes Craven, Tobe Hooper, e até diretores fora do gênero, como Brian De Palma e Quentin Tarantino.