Pular para o conteúdo principal

100 Grandes Cenas do Cinema (26-50)

LISTA DE: Guilherme W. Machado

Com desculpas pelo grande atraso (tive problemas de tempo nessas últimas semanas), mas aqui está [finalmente] a penúltima parte da minha lista de cenas. Aproveitem, contestem, opinem, enfim:
PARTE 1 -> 100 Grandes Cenas do Cinema (76-100)
PARTE 2 -> 100 Grandes Cenas do Cinema (51-75)

OBS 1: As cenas contêm SPOILERS sobre os filmes, assista por sua conta e risco.
OBS 2: Clique nos nomes dos filmes em azul para ler nossas respectivas críticas.


50. O Homem que Sabia Demais [Alfred Hitchcock, 1956] - Royal Albert Hall
(Qualidade de imagem bem ruim, infelizmente)




49. A Garota que Sabia Demais [Mario Bava, 1963] - Piazza Spagna




48. O Pagamento Final [Brian De Palma, 1993]




47. Dogville [Lars Von Trier, 2003] - "The world would be a better place without Dogville"




46. Boogie Nights [Paul Thomas Anderson, 1997] - Virada de Ano Novo






45. Casablanca [Michael Curtiz, 1942] - Marelhesa




44. O Sétimo Selo [Ingmar Bergman, 1957] - Xadrez com a morte






43. 2001: Uma Odisseia no Espaço [Stanley Kubrick, 1968] - Final



42. O Homem que Matou o Facínora [John Ford, 1962] - Duelo com Liberty Valence




41. Taxi Driver [Martin Scorsese, 1976] - Chacina no hotel




40. Ladrões de Bicicleta [Vittorio De Sicca, 1948] - Roubo de bicicleta




39. Intriga Internacional [Alfred Hitchcock, 1959] - Avião




38. Fargo [Joel Coen, 1996] - "I just don't understand"




37. O Iluminado [Stanley Kubrick, 1980] - "Come play with us Danny"




36. Moulin Rouge [Baz Lurhman, 2001] - "The Show Must Go On"




35. De Olhos Bem Fechados [Stanley Kubrick, 1999] - Ritual






34. O Poderoso Chefão [Francis Ford Coppola, 1972] - Michael encontra Sollozzo e McCluskey




33. Cidadão Kane [Orson Welles, 1941] - "Rosebud"



32. Instinto Selvagem [Paul Verhoeven, 1992] - Cruzada de Pernas



31. Psicose [Alfred Hitchcock, 1960] - Face a face com a "mãe"



30. Os Bons Companheiros [Martin Scorsese, 1990] - Entrada no restaurante




29. O Grande Ditador [Charles Chaplin, 1940] - Discurso




28. Gravidade [Alfonson Cuarón, 2013] - "Mission Abort"
(Infelizmente não consegui o plano-sequência completo, esse é apenas seu trecho mais significativo)




27. Três Homens em Conflito [Sergio Leone, 1966] - Duelo Final



26. Um Corpo que Cai [Alfred Hitchcock, 1958] - "I heared voices"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interpretação do Filme Estrada Perdida (Lost Highway, 1997)

GUILHERME W. MACHADO Primeiramente, gostaria de deixar claro que A Estrada Perdida [1997], como muitos filmes de David Lynch, é uma obra tão rica em simbolismos e com uma narrativa tão intrincada que não é adequado afirmar tê-la compreendido por completo. Ao contrário de um deturpado senso comum, entretanto, creio que essas obras (aqui também se encaixa o mais conhecido Cidade dos Sonhos ) possuem sentido e que não são apenas plataformas nas quais o diretor simplesmente despeja simbolismos para que se conectem por conta própria no acaso da mente do espectador. Há filmes que mais claramente – ainda que não tão ao extremo quanto dito, pois não existe verdadeira gratuidade na arte – optam pela multiplicidade interpretativa, como 2001: Uma Odisseia no Espaço [1968] e Ano Passado em Marienbad [1961], por exemplo. Não acredito ser o caso dos filmes de Lynch, nos quais é possível encontrar (mediante um esforço do espectador de juntar os fragmentos disponíveis e interpretá-los) en...

Explicação do Final de Birdman

 (Contém Spoilers)                                            TEXTO DE: Matheus R. B. Hentschke    Se inúmeras vezes eu julguei Birdman como pretensioso, terei de ser justo e dizer o mesmo de mim, uma vez que tentar explicar o final de uma obra aberta se encaixa perfeitamente em tal categoria. Entretanto, tentarei faze-lo apenas a título de opinião e com a finalidade de gerar discussões acerca do mesmo e não definir com exatidão o que Iñarritu pretendia com seu final. 

Retrospectiva: 1977

GUILHERME W. MACHADO Percebi que 2017 já está quase acabando e tem vários grandes anos "aniversariantes" para os quais ainda não prestei homenagem. Entre eles, 1977. 77 foi ao mesmo tempo um ano de consolidação da maturidade de antigas lendas quanto do surgimento ainda cru de outras novas, o que se reflete de forma tão óbvia nessa seleção com jovens em ascensão como Lynch, Scorsese e Woody Allen intercalados com figurões consolidados como Buñuel, Resnais e Cassavetes. No meio destes há ainda grandes como Herzog (que certamente está na briga quando se fala no melhor cineasta daquela década) e Argento, ambos também em processo de amadurecimento.