Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2015

Música do Mês - Money for Nothing (Kingsman, 2014)

Infelizmente não foi possível utilizar a cena do filme, uma vez que seu lançamento ainda é muito recente e os clips não foram liberados. Enfim, uma das melhores coisas de Kingsman (clique para ler nossa crítica) é sua abertura com a maravilhosa música de Dire Straits, Money for Nothing.

A Dama de Shanghai (Orson Welles, 1947)

GUILHERME W. MACHADO When I start out to make a fool of myself... there´s very little can stop me. Pode não ter toda a inovação de Cidadão Kane  [1940] ou a qualidade técnica embasbacante de A Marca da Maldade [1958], mas fato é que A Dama de Shanghai consegue figurar entre os grandes filmes de Welles, com sua mágica combinação de entretenimento com alta qualidade cinematográfica. Como é de costume do gênero noir, o filme abusa de uma trama cheia de reviravoltas e traições, propositalmente complicada e até confusa. Welles fez justiça, então, ao lado mais tradicional gênero (esse é o seu noir mais fiel), imortalizando ainda, junto de Gilda [1946], sua então esposa Rita Hayworth como uma das mais icônicas femmes fatales do cinema.

Previsões do Oscar 2016 - Joy

TEXTO DE: Guilherme W. Machado Com as múltiplas nominações de seus filmes anteriores ( O Vencedor , O Lado Bom da Vida & Trapaça ) ao Oscar, é impossível ignorar as boas chances de David O. Russell de ter seu filme Joy novamente indicado aos principais prêmios da academia. Todos os três filmes anteriormente citados renderam a Russell indicações a Melhor Diretor , além evidentemente de terem sido indicados ao prêmio de Melhor Filme e acumularem diversas outras indicações, muitas delas nas categorias de atuação. Apenas 3 dessas indicações, entretanto, resultaram em vitórias: Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale em O Vencedor), Melhor Atriz Coadjuvante (Melissa Leo em O Vencedor) e Melhor Atriz (Jennifer Lawrence em O Lado Bom da Vida).

Manhattan (Woody Allen, 1979)

GUILHERME W. MACHADO "Chapter One. He was as tough and romantic as the city he loved. Behind his black-rimmed glasses was the coiled sexual power of a jungle cat. Oh, I love this. New York was his town, and it always would be." (ALLEN, Woody; Manhattan, 1979) Não vou mentir nem usar meias palavras: é um verdadeiro desafio dissertar sobre um filme como Manhattan . Essa é uma obra tão rica em referências e reflexões sobre os mais diversos temas, que combinam-se a uma grande qualidade plástica e técnica, permeada ainda por um humor inteligente e afiado, que torna o meu trabalho de criticá-la uma tarefa tão difícil – sendo quase impossível abordar todo seu conteúdo num texto pequeno ou médio – quanto gratificante.

Previsões Oscar 2016 - St. James Place (ou Bridge of Spies)

TEXTO DE: Guilherme W. Machado St. James Place é, por enquanto, uma verdadeira incógnita na corrida deste ano: o tipo de  filme que pode ser um dos principais concorrentes ou ser esnobado (como aconteceu com Invencível , longa de Angelina Jolie, no ano passado). Há, todavia, uma série de bons motivos para tê-lo como forte concorrente em nossas primeiras apostas, sendo entre eles o mais óbvio o nome de Steven Spielberg na direção (que conseguiu indicações importantes até mesmo com o fraco Lincoln).

Artigo - Previsões do Oscar 2016: Macbeth

TEXTO DE: Matheus R.B. Hentschke A premiação do Oscar é marcada por diversas tradições e estigmas perpetuadas há anos, que muitas vezes se mostram insuperáveis. Uma delas é a constante valorização das produções britânicas entre seus indicados, mesmo que tais filmes sejam de qualidade duvidosa, como O Jogo da Imitação (Morten Tyldum, 2014) e O Discurso do Rei (Tom Hopper, 2010).

Top 50 - Filmes Favoritos (Atualização 2015/1)

LISTA DE: Guilherme W. Machado Seguindo meu fútil exercício - uma vez que é impossível resumir um cinéfilo com apenas 50 obras - de atualizar meu Top 50 a cada semestre, lanço aqui a lista mais recente. As mudanças, como geralmente ocorrem, são pontuais. O grosso da lista segue inalterado - não poderia ser diferente, caso contrário eu seria uma pessoa de gosto extremamente volátil -, mas sempre acho interessante observar certas transições (é por esse motivo que atualizo a lista a cada semestre, oras). O célebre Cidadão Kane [1941], por exemplo, entrou pela primeira vez, não porque eu não gostasse do filme antes - ok, teve uma época em que eu o rejeitava um pouco - mas sim porque fica cada vez mais inevitável, conforme eu vou reassistindo-o, reconhecer o quanto gosto dessa obra. Não seria digno de mim como cinéfilo negar na minha lista obras como Cidadão Kane , Casablanca , O Poderoso Chefão , Um Corpo que Cai , apenas porque são tão "mainstream", assim como não o seri

Previsões do Oscar 2016 - The Revenant

TEXTO DE: Guilherme W. Machado Após o total domínio de Alejandro González Iñarritu sobre o Oscar 2015 , do qual saiu com três estatuetas tendo seu filme Birdman faturado ainda uma quarta, nada mais lógico do que apostar forte em sua nova obra The Revenant , na qual assina tanto a direção quanto o roteiro, como um dos principais concorrentes da temporada seguinte. Essa história de vingança baseada em fatos reais tem sua produção alongada desde 2001, quando o projeto estava nas mãos do diretor coreano Park Chan-Wook (Oldboy).

Artigo - Previsões Oscar 2016: The Hateful Eight

  TEXTO DE: Matheus R. B.  Hentschke Não, você não leu errado. O CriticPop, após enorme demanda, resolveu começar o inglório trabalho de tentar prever quais filmes terão forças para chegarem como sólidos candidatos ao Oscar 2016. De fato, tal serviço se mostra extremamente arriscado, uma vez que muitas películas de diretores renomados e de grandes produtoras ainda nem sequer tem o seu elenco ou o seu enredo divulgados. Para complementar a explanação da dificuldade de se fazer uma previsão tão antecipada, resolvi pesquisar o que muitos blogs e sites especializados disseram sobre os filmes que teriam chances, no Oscar 2015, no mesmo período de agora, só que em 2014. Adivinhe as pérolas que vieram... Êxodo de Ridley Scott, Invencível de Angelina Jolie e, até mesmo, Caminhos da Floresta de Rob Marshall como um grande candidato. Outros palpites não foram tão furados, mas ainda assim não vingaram, como Interestelar de Christopher Nolan e Garota Exemplar de David Fincher. Talvez,

Kingsman: Serviço Secreto (2015)

GUILHERME W. MACHADO Na última semana de julho de 2014, ocorreu o lançamento mundial do fenômeno popular que veio a ser Guardiões da Galáxia [James Gunn, 2014]. A grande bilheteria e popularidade alcançadas pelo filme, que nada mais é do que um exercício descompromissado de humor, desprovido de qualquer outra qualidade que não a do divertimento puro, estabeleceram a base para a semelhante aceitação buscada por Kingsman: Serviço Secreto , o novo filme de Matthew Vaughn ( Kick Ass; X-Men: Primeira Classe ), diretor que aceita plenamente carregar a bandeira do cinema blockbuster pipoca.

Vídeos - Os Vingadores: A Era de Ultron

TEXTO DE: Matheus R.B. Hentschke A polêmica que permeia os filmes de super-heróis recentemente é imensa. Alguns creem que tal gênero não pode ser levado à sério e está, paulatinamente, diminuindo a sétima arte ao encher as salas de cinema com filmes formulaicos e vazios de conteúdo. Em contrapartida, outro grande grupo se apresenta como incansáveis defensores desses filmes, julgando que as pessoas envolvidas em tais projetos trabalham com a mesma dedicação e empenho de outras películas consideradas de maior qualidade pela crítica especializada, a fim de produzir o que os fãs realmente querem assistir. Além disso, acreditam que há filmes bons e ruins tanto nesse gênero, quanto em quaisquer outros. Em um futuro próximo o CriticPop fará uma matéria a respeito desse tópico; contudo, deixando o debate em stand by, por enquanto, há alguns dias foi lançado um dos últimos trailers do mais novo filme dos heróis da Marvel, Os Vingadores: A Era de Ultron. Ao contrário de outros teasers e

Terror nas Trevas (Lucio Fulci, 1981)

GUILHERME W. MACHADO O cinema, enquanto arte, sempre pôde ser visto como uma ferramenta de fuga da realidade, uma desconstrução da mesma. Terror das Trevas , considerado por muitos a obra prima do mestre Lucio Fulci, é um atestado de insanidade criativa, de puro terror que desafia qualquer lógica ou explicação. Por esse motivo, é muito difícil assisti-lo pela primeira vez, uma vez que, como espectadores, somos treinados à buscar cuidadosamente explicações para todos eventos e trazer uma dose, mínima que seja, de racionalidade para o filme que assistimos. Nessa obra, isso é impossível.

Listas - Top 7 Estreias Mais Esperadas em Março de 2015

TEXTO DE: Matheus R.B. Hentschke Uma lista muito pedida pelos fãs da sétima arte é a dos melhores filmes que estrearão nos cinemas e os melhores que serão lançados direto em Dvd/ Blu-Ray no mês. No caso, o CriticPop começa por março, que se inicia com alguns rescaldos do Oscar 2015, devido a lenta distribuição nacional, alguns filmes de diretores e atores aclamados e a largada para a temporada de blockbusters do ano. Enfim, sem mais delongas vamos à lista:

Música do Mês - Can't Take my Eyes of You (Jersey Boys, 2014)

Música já bem antiga, resgatada por Eastwood nesse grande momento do filmaço que passou batido na temporada de 2014, Jersey Boys: Em Busca da Música . A música original é de Frankie Valli, porém aqui ela é cantada pelo ator que o interpreta no filme: John Lloyd Young.