GUILHERME W. MACHADO
Fechando, então, minha seleção noir [confira aqui a primeira parte], é a vez do chamado neo-noir. Filmes posteriores à época de ouro do gênero, entre os anos 40 e 50, mas que mantém referências claras ao mesmo e uma abordagem estilística semelhante, ainda que adaptada também ao cinema de seu tempo. Não há decréscimo de qualidade; por mais que o noir tenha há muito deixado de ser um gênero predominante, ele ainda é muito bem representado no cinema moderno, tendo sido constantemente reinventado - às vezes em exercícios narrativos bem interessantes - sob a ótica de grandes mestres, como Jean-Pierre Melville, Roman Polanski, Brian De Palma ou David Lynch, para ficar apenas em alguns.
15. O Perigoso Adeus [Robert Altman, 1973]
14. Drive [Nicholas Widing Refn, 2011]
13. Amnésia [Christopher Nolan, 2000]
12. À Queima-Roupa [John Boorman, 1967]
11. Los Angeles - Cidade Proibida [Curtis Hanson, 1997]
10. Coração Satânico [Alan Parker, 1987]
09. Escritor Fantasma [Roman Polanski, 2010]
08. Ajuste Final [Joel Coen, Ethan Coen, 1990]
07. Blade Runner [Ridley Scott, 1982]
06. Se7en [David Fincher, 1995]
05. Femme Fatale [Brian De Palma, 2002]
04. O Samurai [Jean-Pierre Melville, 1967]
03. Veludo Azul [David Lynch, 1986]
02. Instinto Selvagem [Paul Verhoeven, 1992]
01. Chinatown [Roman Polanski, 1974]
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